Atividades propostas para o 9º ano:
1. Ativação de conhecimento de mundo: antecipação ou predição; checagem de hipótese:
- Com a leitura do título, como você acha que a história se desenvolverá?
- Qual a idade que você acha que têm os personagens?
- Como você imagina as personagens? Faça uma pequena caracterização deles.
- Onde você acha que aconteceu o primeiro beijo?
2. Localização, comparação de informações, generalizações:
- Na sua opinião, por que Para Celso também tem o apelido de Cultura Inútil?
- Por que Para Celso sabia tanta informação a respeito do beijo, se nunca havia beijado?
- Você conhece outra história que aborda o mesmo tema? Qual?
3. Estratégia de ensino:
- Quais passagens da história mais lhe agradaram? Por quê?
- No texto lido, há alguma parte que dificultou seu entendimento?
- Apesar das restrições que a menina possuía em relação ao menino, por que ela resolveu dar-lhe uma chance?
4. Recuperação de contexto de produção, definição de finalidade e metas da atividade de leitura:
- Quem é o autor do texto?
- Em que veículo foi publicado?
- Qual o público-alvo que se interessa por esse tipo de texto?
- Qual o tema dessa história? Ele o descreve de forma positiva ou negativa?
5. Percepções de intertextualidade e de interdiscursividade:
- O clímax da história narra um acontecimento que marcou a vida da narradora e se tornou inesquecível. Compartilhe uma experiência inesquecível para você, em poucas linhas.
- O autor descreve o acontecimento do primeiro beijo de forma emocional e sensível. Localize no texto expressões que comprovem essa afirmativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário