sábado, 8 de junho de 2013

                                    

 


“Meu primeiro beijo”
                                                               Antonio Barreto


Situação de Aprendizagem
Atividades propostas para o 9º ano:

             
               1. Ativação de conhecimento de mundo: antecipação ou predição; checagem de hipótese:

- Com a leitura do título, como você acha que a história se desenvolverá?

- Qual a idade que você acha que têm os personagens?

- Como você imagina  as personagens? Faça uma pequena caracterização deles.

- Onde você acha que aconteceu o primeiro beijo?

                2. Localização, comparação de informações, generalizações:

- Na sua opinião, por que Para Celso também tem o apelido de Cultura Inútil?

- Por que Para Celso sabia tanta informação a respeito do beijo, se nunca havia beijado?

- Você conhece outra história que aborda o mesmo tema? Qual?

                  3. Estratégia de ensino:

- Quais passagens da história mais lhe agradaram? Por quê?

- No texto lido, há alguma parte que dificultou seu entendimento?

- Apesar das restrições que a menina possuía em relação ao menino, por que ela resolveu dar-lhe uma chance?

                    4. Recuperação de contexto de produção, definição de finalidade e metas da atividade de leitura:

- Quem é o autor do texto?

- Em que veículo foi publicado?

- Qual o público-alvo que se interessa por esse tipo de texto?

- Qual o tema dessa história? Ele o descreve de forma positiva ou negativa?

                5.  Percepções de intertextualidade e de interdiscursividade:

- O clímax da história narra um acontecimento que marcou a vida da narradora e se tornou inesquecível. Compartilhe uma experiência inesquecível para você, em poucas linhas.

- O autor descreve o acontecimento do primeiro beijo de forma emocional e sensível. Localize no texto expressões que comprovem essa afirmativa.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário