segunda-feira, 3 de junho de 2013



       
       O futuro da sociedade está nas crianças e adolescentes de hoje, e, muito mais importante nessa fase da vida, é a educação. Ensinar é dar condições ao aluno para que ele se aproprie do conhecimento historicamente construído e se insira nessa construção  como produtor de conhecimento.




 
 
 
 
Depoimentos de Leitura e Escrita


Roselaine Franciosi


            Lembro-me do meu primeiro livrinho, Pompom e Mimi: a história de dois gatinhos que adoravam fazer bagunça. Eu gostava tanto desse livro que até hoje sei de cor e ainda tenho guardado na casa da minha mãe. Depois desse, vieram outros, como uma coleção que ganhei da minha irmã. Era uma coleção que juntamente com os livros tinham os disquinhos de músicas, tinha Branca de neve e os sete anões, Cinderela, O soldadinho de chumbo e o Patinho feio. Lembro-me neste momento aqui digitando de que, na primeira série, a professora pediu que fizéssemos uma composição textual, não me lembro do título, mas recordo que usei as palavras que tinha lido no livro Branca de Neve para fazer a descrição de uma personagem. A professora ficou encantada, e logo me perguntou quem tinha me ajudado a fazer.
      Após, na adolescência,  recordo-me da coleção Vagalume e desta coleção adorei dois livros: O caso da borboleta Atíria e A ilha perdida. No primeiro, fiquei encantada com a transformação da borboleta e, no segundo, com a descrição da aventura vivida pelos personagens.
      Depois, na juventude, vieram os clássicos da literatura, mas o que eu mais gosto e não canso de ler é Vidas Secas. Adoro ler e reler a descrição daquelas personagens tão bem construídas por Graciliano Ramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário